Planta Etnogeográfica das Caxinas e Poça da Barca
GEOGRAFIA E MEMÓRIA DE UMA PRAIA DE PESCADORES
Aparece esta planta pela vontade de preservar os nomes pelos quais a comunidade piscatória conhece as pedras e outros elementos da linha costeira das Caxinas e Poça da Barca, Vila do Conde, tornando este conhecimento público e acessível.
Apesar de vários estudos académicos e artísticos dedicados à população desta zona piscatória referirem alguns destes nomes e outras curiosidades presentes nesta planta, sentimos que faltava um documento que agregasse, de forma acessível a pessoas menos familiarizadas com a pesca, os nomes das pedras e zonas da costa das Caxinas e Poça da Barca. Estes nomes, para além de todas as histórias em que figuram, trágicas e de maior alegria, pertencem ao imaginário de quem aqui vive e foram de maior relevância para o desenvolvimento da economia, tradições e cultura. Será sempre difícil indicar com precisão qual a origem, ou razão, de determinados nomes, pelo que tentam agregar-se possibilidades diversas; a evidente referência às formas ou cores, analogias de carácter antropomórfico ou referência a pescadores cujas histórias ficaram para sempre ligadas a determinadas pedras.
É ainda visível — apesar de uma actual diversificação das actividades económicas nestes lugares — o imenso orgulho desta população, marcada pela aspereza do trabalho e pelos mistérios do mar.
Se foi verdade que por este lugar passaram vidas que só se atreveram a cruzar horizontes marítimos, que toda a comunidade se assemelhava a uma grande família onde assuntos de toda a ordem eram resolvidos internamente, ainda hoje a encantação pelo mar vive em todos os que se dizem caxineiros, e de quem se sabe ainda qual a alcunha de família, e qual a casa de onde descende.
Esta planta foi originalmente concebida por Renato Cruz Santos, caxineiro e artista, com a colaboração, na sua concepção, de Abel Coentrão, Catarina Real, Gonçalo Duarte e Rui Silva.
Concepção: Renato Cruz Santos
Edição: Catarina Real, Gonçalo Duarte e Renato Cruz Santos
Desenho da Planta: Gonçalo Duarte
Apoio e acompanhamento: Abel Coentrão
Fotografia e Texto: Renato Cruz Santos
Design: Rui Silva
Impressão: Mota & Ferreira, Lda.
Tiragem: 1000 ex.
Agradece-se a enorme disponibilidade da Biblioteca Municipal da Póvoa de Varzim, Donato Maravalhas, Eduardo Barros da Costa, Francisco Marques, Francisco Trocado dos Santos, Jaime Pião, Jerónimo Viana, Jerónimo Cascão, Manuel Cascão, João Borges, José Maria Cascão, José Trocado dos Santos, Maria Fernanda Cruz, Maria Gomes Viana, Nelson Ribas, Ruca Frutuoso, Pedro Santos e Zé Maria da Música.
Este projecto teve o apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde
maio 2024